Lutas e conquistas:

A força das mulheres na nossa política.

img
#DireitosHumano POR IVAN 30 DE AGOSTO DE 2023

01- 1932 Conquista do voto feminino: No dia 24 de fevereiro de 1932, foi publicada a primeira legislação eleitoral brasileira que reconhecia o voto feminino e o incluía no Decreto nº 21.076, assegurando o direito da mulher em votos.

02- 1988 PRIMEIRA PRESIDENTE DA CÂMARA Ìria de Almeida Férrer, eleita vereadora em 1982, ano que a Câmara Municipal passou a contar com um número maior de mulheres: Ivone Melo, Maria José, Íria Férrer e Nildes Alencar.

03- 1936 PRIMEIRA VEREADORA ELEITA MARIA DE JESUS MELO (AIB) Os eleitores de Fortaleza, elegeram a educadora Maria de Jesus Melo (Ação Integralista Brasileira- AIB) a primeira vereadora da Câmara Municipal, com 218 votos.

04- 1910 O PRIMEIRO PARTIDO POLÍTICO FEMININO É CRIADO No Rio de Janeiro, o primeiro partido feminista do país foi criando pela sufragista Leolinda de Figueiredo Daltro (1860-1935) com o objetivo de mobilizar as mulheres na luta pelo direito do voto.

05- 1933 ELEIÇÃO DE UMA PARLAMENTAR MULHER Nas eleições para a Assembleia Constituinte, foi eleita pelo estado de São Paulo a primeira deputada federal brasileira, Carlota Pereira de Queirós, a única representante do sexo feminino entre os 254 deputados.

06- 1962 CRIAÇÃO DO ESTATUTO DA MULHER CASADA Em 1962 foi permitido que mulheres casadas não dependessem mais da autorização do marido para trabalhar. A partir de então, elas também passariam a ter direito à herança e a oportunidade de pedir a guarda dos filhos em casos de separação.

Descrição do post:

Quebrando barreiras e redefinindo o cenário político! ??? Conheça a jornada das mulheres na política. De líderes comunitárias a representantes governamentais, cada passo dado abriu caminho para a igualdade de gênero e a representação autêntica.

Vamos celebrar as lutas e conquistas que nos trouxeram até aqui e nos inspiram a continuar avançando. ???? Seus esforços moldam políticas, influenciam decisões e abrem portas para um futuro mais inclusivo e justo.

https://www.instagram.com/p/Cwh4cwbtNI6/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==
Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito